QUAL A MINHA MÚSICA PREFERIDA?  LAURA


                              Cartaz do filme por cujo tema musical me apaixonei - LAURA (1944)



                                       Um pequeno trecho de minha música favorita - LAURA

Muitas pessoas me perguntam: qual é a sua música preferida? Aquela que você mais gosta de ouvir ou de tocar? 

Geralmente eu respondo que são duas perguntas diferentes. Porque cada um de nós tem sua música predileta mas nem sempre é aquela que gostaríamos de ouvir naquele momento ou de executar.

Mas, para não deixar a pergunta sem resposta vou responder diretamente: LAURA (música de David Raksin e letra de Johnny Mercer).

A história dela é bem diferente. Composta para ser o tema de um filme de 1944, do mesmo nome, estrelado pela lindíssima Gene Tierney e atores famosos da época como Dana Andrews, Clifton Webb e Vincent Price. 

O filme alcançou grande sucesso e a música tema, apesar de esnobada pelo Oscar, se tornou tão popular que a produtora 20th Century Fox, foi inundada de cartas perguntando se haveria uma gravação disponível em discos, o que realmente veio a acontecer e se transformou em grande hit nas vendas. 

Desde a primeira vez que a escutei fiquei absolutamente apaixonado pela linha melódica e harmônica. Só muito tempo depois tomei conhecimento da letra. 

Portanto, minha escolha como música inspiradora não tem nada a haver com o nome, Laura, mas hoje música e nome são uma coisa só e estão sempre presentes em meu pensamento.

Anos atrás um grande e saudoso amigo, José Arnaldo Rossi, me disse que também tinha paixão por Laura e no caso dele havia um motivo maior do que a beleza da música. Era o nome de sua mãe.

Prometi então que ia fazer uma pesquisa com todas as gravações de Laura que encontrasse e que iria lhe dar de presente em um CD.

Infelizmente ele nos deixou cedo e eu não cumpri a promessa.

Mas cheguei a estar com a pesquisa bem adiantada, e dentre as gravações, audio e vídeo, encontrei uma em que Johnny Mathis além de interpretá-la magistralmente, ainda faz comentários sobre a paixão que tem por aquela música. Alíás muitos coincidentes com meu ponto-de-vista.

Assim, vou copiar abaixo os endereços onde esse maravilhoso video para quem quiser copiá-lo no YouTube e checar se tudo isso é verdade ou não... Infelizmente não consegui colocar hiperlink aqui no blog, o que os levaria facilmente ao vídeo.

                      Johnny Mathis, um dos meus cantores favoritos e melhor intérprete de LAURA 




Ou ainda a grande performance do maior de todos, Frank Sinatra:




Como mencionei acima, a letra de Laura nunca me inspirou, dado que foi muito calcada no enredo do filme, mas o final é revelador.... she is only a dream.  Realmente quando acabamos de escutar parece que estamos acordando de um sonho bom.

Quando começo a tocar Laura consigo me abstrair de tudo que está em volta e olho para meu interior e deixo fluir a melodia da qual um pequeno trecho está aí no início deste Blog e que gravei em uma noite inesquecível em Campos do Jordão. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog