AOS AMIGOS NO DIA DO AMIGO


                                                        
                                        Armando e eu, amigos inseparáveis desde a infância
                                                 

Ainda sob o impacto de tantas mensagens que recebi e mandei no Dia do Amigo, ontem ocorrido, decidi escrever um Blog a respeito daquele que foi meu primeiro e grande amigo durante toda sua existência e através dessa lembrança e sentimento homenagear todos os amigos que tive na vida.

Refiro-me ao Armando Guimarães de Almeida Filho, amigo e companheiro desde os 7 anos de idade, vizinho, no Grajaú, de rua e quadra, colega de primário e admissão no Colégio Cia. de Maria e Externato São José, dos aniversários e festinhas e que depois de um intervalo motivado pela sua permanência no Colégio Werneck em Petrópolis e na Escola Naval, voltamos a conviver, já casados, com os filhos nascidos e crescendo.

A
Ao meu lado, em nossa primeira comunhão em 1949 no Cia. de Maria



Em seu aniversário, em sua residência, no Grajaú


Nos anos 80, sua casa de Jacarepaguá virou local de encontro quase todos os fins de semana e Reveillons e nos anos 90, na Barra da Tijuca, voltamos a morar na mesma rua e na mesma quadra, onde revezávamos em churrascos e comemorações constantes e Natais em comum.

Gostávamos muito de viajar. Com a família ou apenas os casais, fomos a São Paulo, Campos do Jordão, fizemos um Cruzeiro de Carnaval a Salvador, no navio Eugenio C e depois, no período em que morei em New York, fomos ao Canadá, pernoitando em Bretton Woods,  lugar histórico que sediou a United Nations Monetary and Financial Conference em 1944. 


Armando e eu em Bretton Woods
                                                            Armando em Bretton Woods


Em outra viagem eles foram para comemorar meu aniversário e iríamos assistir a um show do Frank Sinatra que foi cancelado no dia.  Fomos jantar em Manhattan ambos frustrados com o cancelamento mas felizes por estarmos comemorando juntos.

Depois que retornei ao Brasil, em 1991, fizemos outras viagens, inclusive a França, "Route du Vin" da Alsácia e um Cruzeiro Marítimo à Grécia e Turquia e a Londres.



    
              Armando e eu visitando caves na França


                André, Armando, eu e Armandinho, na Turquia


De outra feita nos encontramos em Madri (eu voltando de Marrocos e ele passeando pela Espanha) e jantamos juntos no Restaurante Botin, que é considerado o mais antigo da Europa.

Armando e eu jantando no Botin um Cochinillo.

Porém, mais do que essas viagens maravilhosas, a maior satisfação era a convivência quase semanal dos  fins-de-semana em sua casa em Búzios.

Acabei me animando e comprei uma casa na Marina Porto Búzios, tão perto da deles que dava para ir caminhando. E continuamos almoçando juntos, em sua casa, em churrascos memoráveis, na companhia de sua família e amigos comuns.




Bons tempos em Búzios, em sua casa. 

Quando não íamos a Búzios, o ponto-de-encontro nos fins de semana, antes do almoço, era sempre na Adega da Maria, ali na Sernambetiba ao lado da Praça do Ó, para um chopp e aperitivos, olhando para o mar e jogando conversa fora.

Em 2000 fizemos o Cruzeiro do Millenium ao Caribe. Ele adorava viajar de navio, gosto que não era compartilhado por sua esposa Sylvinha, mas como boa companheira, acabava topando.



Em 2001 fomos comemorar em New York seu aniversário de 60 anos e de seu filho mais velho, Armando, que seria no dia seguinte. Respectivamente 7 e 8 de setembro. Dias antes daquele trágico atentado ao WTC. No dia 9 viajei para a Flórida, para visitar meu filho e por isso tive mais sorte do que eles, que permaneceram na cidade mais alguns dias e sofreram com aquele clima terrível de pós tragédia.

         André, Armando e Armandinho, no Smith & Wolensky, 8/9/2001, NY

Em 2006, o casal Sylvinha e Armando deu uma grande festa de Reveillon em sua linda e nova casa de Búzios. Foi um festão. Inesquecível. Hoje recordo daquele evento como sendo uma despedida dos tempos alegres e festivos.

Armando e eu no Reveillon de 2006

Fomos amigos inseparáveis até que aquela grave doença o acometeu e ele nos deixou depois de um padecer por um longo período.

Ao final da missa de sétimo dia de seu falecimento eu me voluntariei para falar algumas palavras mas na primeira frase eu engasguei, as lágrimas vieram e eu não consegui continuar. 

Já se vão 16 anos. Sua presença, entretanto, continua viva em lembranças e pensamentos e sua foto aparece cada vez que abro meu notebook.  Talvez a única em que ele está gargalhando (geralmente ficava sério nas fotos). Foi a de meu sexagésimo aniversário em outubro de 2000. 

Armando e eu em nossa melhor foto. Meu aniversário em outubro de 2000

Hoje ainda tenho muitos amigos e agradeço a Deus por isso.

A começar por meus filhos e nora, pelo irmão Alberto (com quem falo todos os dias por telefone) e seus filhos.

A Internet veio facilitar nossa comunicação porque os deslocamentos estão ficando mais difíceis e nem sempre um ou outro está disponível para uma conversa por telefone.  As mensagens por WhatsApp nos mantém em contato e individualmente ou em Grupo, como é o caso de um que mantemos, formado por colegas de turma do São José desde o início dos anos 50, estamos sempre nos "falando".


Omar, Raymundo, Paulo Cezar, José Luiz Governo, Murilo, José Luiz Rolim e Álvaro

Esse grupo costuma se reunir regularmente, já há algum tempo no Clube Piraquê, e a ele veio se juntar recentemente o João Cesar, outro colega do SJ que há muitos anos reside em Vitória (ES).

Dos tempos de BB mantenho contato regular com o Neco Espírito Santo,  Joaquim Amaro, José Marcos Chevitarese, Zé Luiz Couto, Ricardo Romeiro e Edgardo Amorim (esses dois últimos através do filho e da esposa, respectivamente, em vista de suas condições de saúde). 

Entre os outros amigos, que não tenho encontrado mas estão sempre em contato pelo WhatsApp, menciono o Elvert Brandão, Octavio Portella, Orlando Galvão, Gerson Braune, João Elisio, Antonio Ernesto, Julio Britto Jr., Eloy Dias,, Horácio Costa, Adherbal P. Fonseca, Helio Silva, Marcelo Tonello, Sergio Duque Estrada, Alexandre Torres , Tarcisio, Chiquinho, Augusto Cesar Xavier de Brito, Antonio Luiz, Christian Delforge, Paulo Sergio Mafra, Armando e André Almeida, Celso Brando, Salvador Cícero e Fernando Ramos, meus sobrinhos Alberto, Haroldo e Ronaldo, e dos primos João Carlos, Luiz Fernando, Alexandre, Newton e Mark Guaraná. 

A lista de mulheres amigas é também longa, Regina Ripper, Adriana Beltrão, Bebel Albuquerque,  Maria Cristina Evans, Lucia Xavier de Brito, Vera O. Carvalho, Sylvia Mafra de Almeida, Jane Andrade, Tânia Castro, Fátima Espirito Santo, Cecília Galvão, Sônia Lemos, Claudette Soares e das primas Regina e Teresa Monjardim, Aparecida Guaraná, Maria Helena e Maria Lúcia Guaraná, Maria Clarice Guaraná, Ana Maria Menezes e Helena Mahoney. 

O perigo de citar nomes é esquecer de algum, o que com certeza deve ter acontecido e por isso, desde já, peço perdão por qualquer omissão involuntária. 

Também vai longe a lista dos que deixaram muitas saudades entre eles o Paulo Cezar Rodrigues, Fernando Sampaio, Paulo Ruy,  David Araújo, Maurício Chiapetta, Narciso Carvalho, Adriano Vaz Neto, Dorival Schultz, Cesar Bacellar e Arlete, Rubem Vieira Xavier de Brito, Bernardo Xavier de Brito, Alice Xavier de Brito, Renato Franco, Helmut Wimmer, Helio Banal de Albuquerque, Luizito, Jorge Mafra, Maysa, Billy Blanco, Tito Madi, Eliakim Araújo, George Siqueira, Murilo Valle Silva e Hilda, Octavio Willemsens e Heloisa, Odette e Mário. A eles, meus pais, tios e avós, que além de parentes eram amigos de fato, minha eterna saudade.

Dessa maneira e no Dia do Amigo, na pessoa do Armando eu estendo uma homenagem a todos os amigos que passaram por minha vida, os que - graças a Deus - ainda estão por aqui e os que já se foram deste mundo, reconhecendo que em cada um deles achei ensinamentos, fraternidade e afeto. E sem eles a vida não teria sido tão feliz e prazerosa. 

Salve os amigos, de hoje, de ontem e de sempre.



Comentários

  1. Obrigada, Ronaldo, pela sua atenção e afeto! ❤️Ótimas lembranças e registros! 👏Beijos carinhosos! 😘

    ResponderExcluir
  2. Lindo e emocionante texto, obrigada por me participar dessa lista de amigos!

    ResponderExcluir
  3. Que homenagem linda ao meu sogro Tio Ronaldo. Ele faz falta por aqui! Saudades 😘

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog